O que o seu (sua) filho (a)
pode fazer na Casa Ideia?
Idade | Até 3 anos | Acima de 3 anos | Eventos |
---|---|---|---|
Atividade |
Artes Plásticas |
Artes Plásticas |
Casa Aberta |
O contato contínuo com a arte e a produção artística atua diretamente na capacidade do ser humano de criar e recriar a própria história. A oficina de Artes Plásticas entra como um convite à exploração de um dom natural que todos possuímos: a criatividade. A proposta é destrinchar materiais, técnicas artísticas e artistas, ampliando recursos para o universo criativo e aprofundando-se num mundo repleto de inúmeras possibilidades. O trabalho com as mãos, realizado na oficina, estimula o desenvolvimento das habilidades motoras, enriquecendo as possibilidades de criação. Sincroniza o corpo e a mente, que se unem para cumprir uma atividade planejada, e ativa as faculdades mentais, abrangendo o pensar de forma dinâmica e precisa. O pensamento artístico possibilita o exercício da espontaneidade, proporcionando ao sujeito o aprofundamento em suas características inovadoras. Quem cria é capaz de transformar o imaginário em realidade.
Parceria com o Centro Artístico de Dança
O Ballet, enquanto uma atividade física e artística, possui diversos benefícios para todos os praticantes. Ele contribui nas diversas fases do desenvolvimento da criança em aspectos que envolvem o cognitivo, o social, o psicológico e o físico. O ideal é que se inicie o Balé a partir dos três anos. Nesse momento, ele contribui na iniciação ao movimento específico, na descoberta do Eu, no entendimento da disciplina e na contextualização dessa arte. A partir dessa idade, a criança desenvolve, cada vez mais, a lateralidade, o equilíbrio, a flexibilidade, a criatividade e a consciência corporal. A Casa Ideia realizou uma parceria com uma tradicional escola de dança de Belo Horizonte para oferecer às crianças mais uma aula de qualidade. O Centro Artístico de Dança pertence ao mundo tradicional da dança, porém, é inovadora em seus métodos de ensino, coerente às novas necessidades que se impõe na evolução do ser humano. Para isso, utiliza como suporte técnico o Método Pilates, preparando, assim, o aluno para o mundo com harmonia, disciplina, saúde e bem viver. Educando através da dança.
A Capoeira é um dos símbolos da cultura brasileira. Além dos benefícios enquanto atividade física, ela também proporciona um amplo conhecimento cultural da nossa identidade. É uma atividade que se insere nos ditames do Referencial Curricular para a Educação Infantil (1998) no que aborda sobre a importância da “...formação integral da criança, bem como as suas identidades”. Nos encontros, são trabalhados conceitos históricos, fundamentos das lutas, as canções tradicionais, os instrumentos utilizados, as brincadeiras musicadas e os jogos específicos, proporcionando o gosto e a vivência de novos elementos para a meninada. Todas as atividades contribuem diretamente com o desenvolvimento da flexibilidade, da coordenação motora, percepção espacial e respeito ao próximo.
A Casa Aberta é um momento em que a meninada compartilha com um adulto de sua família um pouquinho do que vivencia na Casa Ideia. Momentos simples como construir juntos alguma produção de Artes Plásticas, participar de uma roda na oficina de Música, brincar de amarelinha na oficina de Corpo e Movimento, encenar uma pequena história para os familiares, dentre muitas outras ações, proporcionam vivências muito especiais tanto para a criança quanto para a sua família. A integração Casa Ideia – Criança – Família é fundamental no desenvolvimento dos pequenos que se sentem mais seguros nas suas brincadeiras e descobertas. Valorizamos e incentivamos essa união nos diversos momentos e projetos.
O período das férias, janeiro e julho (segunda quinzena), é um momento em que as crianças têm para descansar, brincar e curtir a infância sem tantas responsabilidades, atividades e a correria do dia a dia.
Oferecemos uma programação diferente em que as crianças brincam e produzem livremente. A cada dia, um tema diferente guia os percursos e brincadeiras de cada turma. Temos oficinas artísticas, brincadeiras da cultura popular, teatro, música, contação de histórias, trabalhos manuais, brincadeiras na fonte, faz de conta... As atividades são escolhidas para valorizarem a infância!
A Colônia de Férias é uma alternativa para que as crianças possam experimentar como pode ser bom sair da frente do computador, da televisão, dos jogos eletrônicos, dos brinquedos que fazem tudo sozinhos e aproveitar as férias de outras maneiras. Nossa programação é planejada com muito carinho, contando com profissionais qualificados e organizada em um espaço adequado para a realização das atividades.
Ações que regem nosso dia-a-dia são matérias primas para nossas investigações corporais. Correr, pular, rolar, esconder, brincar e, em especial, imaginar são alguns verbos que nos norteiam por uma viagem de descobertas. A partir de diversas brincadeiras, a meninada dá continuidade ao seu processo natural de percepção e descoberta do próprio corpo, desenvolvendo, assim, as suas capacidades psicomotoras como o equilíbrio, motricidade, lateralidade, tonicidade e diversas outras. Com as lendas e contos, descobrimos os movimentos expressivos, exploramos a criatividade e a imaginação. A oficina faz um resgate das brincadeiras da cultura popular brasileira, valorizando, dessa forma, a identidade e a história do nosso país. A cada encontro, uma nova história para contar. Histórias essas, que por mobilizarem todo o nosso corpo, mobilizam também nossas emoções e nos fazem, através da arte, crescer de forma mais integrada com o mundo.
Aprender a preparar o próprio alimento é entender de onde vem o que se ingere. Plantar, colher, cozinhar ou misturar até obter uma massa homogênea é observar e participar dos processos e do preparo do alimento.
As oficinas são diversificadas e buscam sempre apresentar os alimentos da forma como eles saem da natureza para depois modificá-los junto às crianças. As receitas são selecionadas de acordo com a demanda de cada grupo, proporcionando grandes aprendizados sobre o mundo da alimentação e suas propriedades, sempre seguindo um cardápio com alimentos saudáveis e nutritivos. Qual criança não gosta de brincar de fazer comidinha? Transformamos esta brincadeira em oficinas especiais. As crianças ampliam e diversificam seu paladar, perdem a resistência em experimentar e descobrem novos sabores.
Os cidadãos que se apropriam e circulam pela própria cidade a reconhecem enquanto espaço público que é de todos, mas que, também, é de responsabilidade de cada um. Acreditamos que essa atitude deva ser estimulada desde a primeira infância, para que a criança reconheça e entenda o valor do ambiente em que mora. Com os passeios e excursões pela cidade, os pequenos percebem como o cuidado e a preservação são fundamentais para a manutenção de cada cantinho. As excursões ampliam o repertório de espaços, expandem o universo cultural das crianças e estimula a descoberta de novos ambientes e pessoas que vivem próximos a elas. São diversas as oportunidades disponíveis pela cidade. Valorizamos o “brincar lá fora” e, por isso, sempre realizamos excursões a praças, parques e espaços culturais.
Judô é uma palavra japonesa que foi criada a partir da junção JU (caminho) e DO (Suave). O significado da palavra representa a prática dessa arte marcial que tem em seus princípios a ideia da não-violência e do autocontrole. A prática do Judô possui três princípios fundamentais: o condicionamento físico obtido pela prática, o espírito de luta estimulado com técnicas de auto defesa e a atitude moral autêntica a partir do treinamento da tolerância, respeito, coragem e cortesia. A partir de aulas lúdicas e das diversas brincadeiras utilizadas, a meninada vai conhecendo a técnica e os valores dessa arte marcial milenar.
“A Brincadeira é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia.” (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - 1998). Nesta oficina, proporcionamos momentos lúdicos para as crianças a partir das diversas linguagens artísticas. As educadoras, com um olhar cuidadoso, observam as crianças e oferecem alguns recursos que possibilitam as descobertas naturais dentro do universo artístico, de acordo com a demanda das crianças. Criando, imaginando, experimentando, descobrindo, imitando, jogando, verbalizando, elas vão percebendo o mundo que as rodeia e vivenciando suas próprias conquistas. É um momento de se apropriar das artes, misturar, criar e recriar. Nesses encontros, a meninada experimenta a socialização, a troca, o reconhecimento de si e do outro. As atividades são sempre realizadas por meio da brincadeira e do faz de conta, propiciando às crianças um ambiente seguro e aconchegante.
Acreditamos que a criança que se desenvolve musicalmente apropria-se da linguagem musical de maneira criativa, espontânea e integradora. A musicalização contribui para os processos cognitivo-afetivo e sociocultural da criança, que em sintonia com seu modo de perceber, expressar e comunicar, transporta sons e músicas para seu mundo da imaginação e do faz de conta. Portanto, envolvê-las em jogos de assimilações e acomodações (Piaget), estimular a descoberta do mundo dos sons fazendo pesquisas de ritmos, melodia e harmonia com uma provocação auditiva e lúdica é um grande prazer e aprendizado. Mais do que formar músicos e musicistas, a oficina pretende proporcionar momentos de despertar e desenvolver do fazer artístico e do gosto musical, estimulando a sensibilidade, criatividade, sociabilidade e a corporeidade.
Todas as nossas Oficinas são permeadas por um tema específico, que nos orienta e inspira nas criações e descobertas com a meninada. Nossas comidas típicas, músicas, histórias, lendas, ritmos, danças e artistas estão sempre na pauta do projeto, pois buscamos valorizar a cultura e o folclore do nosso país. Cada projeto cultural, a princípio, tem a duração de mais ou menos seis meses, podendo se estender de acordo com a demanda e interesse das crianças. O processo é elaborado com muito cuidado e respeito à fase de desenvolvimento de cada criança. Elas participam de todas as etapas de criação e ajudam a construir os caminhos que irão percorrer para um mundo de novas possibilidades e descobertas. Ao final de cada processo, realizamos um grande evento para compartilhar nossos aprendizados e produções dentro de um formato definido pela equipe com a ajuda das crianças (instalação, apresentação, festa, exposição...).
As crianças passam grande parte da infância brincando de representar, seja com seus bonecos e bonecas, casinhas imaginárias, heróis surpreendentes, dentre outros. É um mundo natural do faz de conta e da imaginação que são próprios da meninada. Representar ou colocar-se no lugar de outro brinquedo / pessoa ajuda a ampliar as descobertas e experiências emocionais e expressivas, percebendo que o corpo é repleto de emoções, sentimentos e expressões próprias de cada um. Segundo a Teoria do Desenvolvimento Motor de Jean Piaget, a meninada a partir de quatro anos está passando pela fase dos movimentos fundamentais em que as crianças ficam envolvidas de forma ativa na exploração e experimentação das capacidades motoras. Partindo desse pressuposto, a oficina de Teatro oferece uma oportunidade para que a criança explore movimentos mais complexos como congelar e virar estátua, pensar em direções e sentidos, brincar com ritmos e velocidades, explorar os diferentes níveis de deslocamento entre muitas outras coisas. Entre brincadeiras, personagens, sentimentos, muitas histórias e bastante imaginação, a meninada vai se conhecendo melhor, percebendo como o corpo pode se comunicar de maneira mais intencional, com menos timidez, mais disciplina e muita criatividade.
A oficina de Yoga se configura em um momento de pausa na rotina do dia, quando a criança observa o seu próprio corpo, principalmente a respiração e como ela interfere no seu estado emocional. Tais práticas estimulam e promovem tranquilidade, atenção e concentração, além de deixar o corpo forte e flexível. É um momento de silenciar os ritmos internos, instigando as crianças a perceberem essas possibilidades de brincar com o corpo de uma forma mais suave, introspectiva e muito prazerosa. A meninada vivencia Ásanas, Mudrás e diversas outras técnicas do Yoga de maneira lúdica e adaptada para cada fase do desenvolvimento das crianças. Esses instintos de preservação dos estados internos de bem aventurança, tranquilidade e harmonia ficam registrados na memória corporal da criança que pratica Yoga. Todas essas sensações estão ligadas à felicidade e podem contribuir para que cada um esteja em paz com a própria essência na vida adulta.
A Casa Ideia tem uma proposta inovadora de Colônia de Férias. Confira as fotos!
Da Casa Ideia para o mundo! Sair do ambiente da Casa é uma forma de ampliar a visão da arte e do mundo, estimulando ainda mais o aprendizado. :-)
26/05/2016
O desenvolvimento dos afetos ocorre sim durante toda a vida, e a música é um excelente instr...
17/03/2016
O faz-de-conta Segundo o Referencial Curricular Nacional Para a Educação ...